top of page

VAGA DE EMPREGO EM ANGOLA: ESPECIALISTA AMBIENTAL SÉNIOR - BANCO MUNDIAL

Você quer construir uma carreira que realmente valha a pena? O Banco Mundial é uma das maiores fontes de financiamento e conhecimento para os países em desenvolvimento, uma parceria global única de cinco instituições dedicadas a acabar com a pobreza extrema e a promover a prosperidade partilhada. Com 189 países membros e mais de 120 escritórios em todo o mundo, trabalhamos com parceiros dos setores público e privado, investindo em projetos inovadores e utilizando dados, investigação e tecnologia para desenvolver soluções para os desafios globais mais urgentes. P


A posição

Esta posição ficará sediada em Luanda, Angola e será a principal responsável ( 75%) por apoiar a linha de negócios de gestão de risco ambiental que implementa as Políticas de Salvaguarda do Banco Mundial e o Quadro Ambiental e Social, ou FSE) para os países de Angola e São Tomé e Príncipe.


Espera-se também que o Especialista Ambiental Sénior forneça apoio e lidere outras actividades da unidade (25%), tais como operações do sector ENB, bem como o desenvolvimento de estratégias nacionais e sectoriais, diálogo com clientes e trabalho analítico.



Deveres e responsabilidades

As responsabilidades do Especialista Ambiental Sênior incluem:

  • Fornecer consultoria especializada a clientes, equipes de projeto e gestão do Banco Mundial sobre gestão de risco ambiental em projetos financiados pelo Banco Mundial em uma variedade de setores, incluindo infraestrutura de alto risco, complexa e de grande escala, através da realização de análises ambientais detalhadas e tecnicamente sólidas, devida diligência e supervisão em relação às Políticas de Salvaguarda do Banco Mundial, ao FSE e às boas práticas internacionais (incluindo as Diretrizes de Ambiente, Saúde e Segurança do Banco Mundial) e assegurar a sua integração efetiva na conceção, avaliação e implementação de projetos.

  • Aconselhar e apoiar clientes e organizações homólogas no desenvolvimento de termos de referência (TdR) e na preparação de avaliações de impacto ambiental e social (ESIAs), incluindo avaliações regionais, estratégicas e cumulativas; quadros de gestão ambiental e social (QGAS); e planos de gestão ambiental e social (PGAS), incluindo planos de monitorização, elaboração de relatórios e avaliação; procedimentos de gestão trabalhista; e outros planos ou procedimentos de gestão específicos, conforme exigido pelas políticas aplicáveis ​​do Banco Mundial e pelas boas práticas internacionais (incluindo saúde e segurança comunitária, segurança de barragens ou infra-estruturas, gestão de pragas, prevenção e controlo da poluição, conservação e gestão da biodiversidade, serviços ecossistémicos, saúde e segurança ocupacional , planeamento e gestão de emergências, património cultural, etc.).

  • Auxiliar no gerenciamento de procedimentos de divulgação oportunos e adequados e requisitos de consulta pública para todos os instrumentos de avaliação e gestão ambiental necessários.

  • Aconselhar e apoiar os clientes para garantir que os requisitos ambientais necessários, os planos e medidas de gestão sejam adequadamente refletidos nas licitações de obras e nos documentos contratuais, quando aplicável, e no desenvolvimento e implementação de mecanismos adequados de supervisão e monitoramento.

  • Supervisionar os aspectos ambientais da implementação do projeto, incluindo a participação em missões de supervisão para avaliar o estado de preparação e implementação de planos e medidas de gestão, revisão de relatórios de monitoramento, discussões com clientes e partes interessadas e construção de relações de trabalho eficazes com o mutuário/agência de implementação do projeto para garantir a compreensão e implementação adequadas dos requisitos ambientais. Orientar os clientes sobre medidas de mitigação eficazes e apropriadas e implementação de planos e procedimentos de gestão relevantes.

  • Fornecer informações ambientais oportunas aos documentos do projeto do Banco Mundial, incluindo Resumos de Revisão Ambiental e Social (ESRSs), Planos de Compromisso Ambiental e Social (ESCPs) e seções relevantes das Notas Conceituais do Projeto, Documentos de Informações do Projeto, Documentos de Avaliação do Projeto, Aide Memoires e Relatórios de status de implementação.

  • Fornecer liderança técnica e política na gestão de riscos ambientais em Angola e São Tomé e Príncipe, trabalhando em estreita colaboração com a CMU e a gestão regional, líderes de equipa de projecto, o coordenador do ESF da unidade e colegas ambientais e sociais responsáveis ​​pelo apoio a projectos nos países.

  • Fornecer orientação e mentoria a outros especialistas e consultores ambientais no tratamento de questões técnicas, institucionais e de implementação de programas complexos relativos ao meio ambiente, saúde e segurança ocupacional, biodiversidade, eficiência de recursos e prevenção e gestão da poluição.

  • Desenvolver e fornecer formação e apoio ao reforço de capacidades para organizações clientes e contrapartes e profissionais locais de EA sobre o FSE do Banco Mundial e aspectos relacionados com a gestão ambiental, de saúde e de segurança.

  • Liderar o desenvolvimento da capacidade de gestão do risco ambiental através da manutenção de um diálogo regular com os clientes, identificando proativamente oportunidades para fortalecer a capacidade do cliente, concebendo e entregando compromissos para melhorar as estruturas dos mutuários para a gestão do risco ambiental.

  • Trabalhar em estreita colaboração com os especialistas em desenvolvimento social do Banco Mundial para desenvolver e implementar projetos que sejam ambiental e socialmente sustentáveis ​​e para melhorar a capacidade das estruturas ambientais e sociais dos Mutuários.

  • Envolver-se no diálogo político com os clientes sobre riscos ambientais e questões de sustentabilidade ambiental, desde contribuições a montante em Diagnósticos Sistemáticos de Países e Quadros de Parcerias de Países, até análises e compromissos estratégicos relacionados com A&S a nível nacional, até operações específicas, para aconselhar contrapartes sobre questões políticas e /ou riscos e oportunidades em relação às operações apoiadas pelo Banco. Coordenar conforme necessário com outros parceiros de desenvolvimento – tanto em termos dos seus projectos como de potenciais sinergias, mas também para coordenar e manter um diálogo com parceiros-chave sobre gestão de riscos ambientais e questões de sustentabilidade.

  • Contribuir para a construção de um portfólio de projetos ENB em São Tomé e Príncipe e apoiar o desenvolvimento e/ou implementação de operações ENB, que podem incluir operações, componentes de operações e/ou trabalho analítico em gestão de resíduos, gestão de inundações, silvicultura e restauração de terras e gestão de áreas protegidas.

  • Realizar outras tarefas solicitadas pelo PM, como por exemplo contribuir para eventos de gestão e partilha de conhecimento.


Critério de seleção

  • Grau avançado (PhD ou Mestrado) em engenharia ambiental, engenharia civil, ciências ambientais, geografia, ciências naturais, gestão de recursos naturais ou áreas afins.

  • Um mínimo de oito (8) anos de experiência profissional na gestão ambiental, incluindo experiência comprovada na avaliação e gestão de riscos ambientais e sociais e monitoramento da conformidade, como para agências governamentais, instituições financeiras internacionais ou outros parceiros de desenvolvimento, empresas de engenharia ou empresas de consultoria.

  • Conhecimento e experiência em avaliação ambiental e gestão de conformidade ambiental em projetos de investimento que envolvam obras civis de grande escala, atividades extrativas ou industriais.

  • Experiência de campo na avaliação de vulnerabilidades no local do projeto, riscos ambientais, ocupacionais e comunitários, bem como supervisão/inspeção de projetos durante a implementação para monitorar o desempenho.

  • Conhecimento sólido das políticas de salvaguardas do Banco Mundial, do FSE e/ou dos Padrões de Desempenho da IFC/políticas Ambientais e Sociais da MIGA, ou de padrões e códigos de práticas similares reconhecidos internacionalmente no setor ambiental.

  • Capacidade e experiência demonstradas no desenvolvimento e entrega de programas de treinamento eficazes para clientes em gestão de riscos ambientais.

  • Fluência profissional em português e inglês (escrita, fala, audição e leitura).

  • Colaboração confirmada e experiência de sucesso trabalhando com equipes multidisciplinares.

  • Um forte sentido de trabalho em equipe e capacidade de trabalhar de forma independente com supervisão limitada.

  • Fortes habilidades interpessoais e de comunicação.

  • Disponibilidade para viajar frequentemente e extensivamente em Angola e São Tomé e Príncipe e outros países da África Oriental e Austral, incluindo locais remotos.



Prazo para inscrição: 03 de Março de 2024

Países da CPLP elegíveis para esta oportunidade: Angola e São Tomé e Principe.

Para mais oportunidades como esta, faça parte do nosso grupo do whatsapp através do seguinte link: https://chat.whatsapp.com/JOZgQAIj2IOBHoIMkIiXnm

Recebas as oportunidades por email: https://bit.ly/4188LL6 

Visite o site oficial em: www.oportunidadescplp.info/ 

Ou Siga-nos também pelo:


88 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page