A Corte Internacional de Justiça (CIJ) convida universidades elegíveis ao redor do mundo para o Programa de Bolsas de Estudo 2022-2023 (anteriormente conhecido como Programa de Estágio Universitário).
Prazo para inscrição: 13 de fevereiro de 2022.
O Programa foi criado em 1999 para permitir que recém-formados em Direito obtenham experiência profissional trabalhando no CIJ. O Programa de Bolsas de Estudo visa melhorar a compreensão dos participantes do direito internacional público e dos procedimentos do Tribunal, envolvendo-os ativamente no trabalho do Tribunal e permitindo-lhes desenvolver sua experiência sob a supervisão de um juiz.
Os Judicial Fellows trabalham a tempo inteiro sob a supervisão de um Membro do Tribunal e juntamente com o principal assistente jurídico do juiz. Os membros do Judiciário podem comparecer às audiências públicas do Tribunal, pesquisar e redigir memorandos sobre questões jurídicas ou aspectos factuais dos casos pendentes no Tribunal e desempenhar outras funções atribuídas por seu juiz. A duração da bolsa é de aproximadamente dez meses, do início de setembro a junho do ano seguinte.
O Tribunal normalmente aceita até 15 participantes por ano de várias universidades em todo o mundo.
Requisitos de elegibilidade
Para serem elegíveis, os candidatos devem ter 31 anos de idade ou menos no momento do início do programa.
Este requisito pode ser dispensado em circunstâncias especiais.
Ao fazer sua seleção, o Tribunal busca candidatos de diversas nacionalidades.
Os idiomas oficiais do Tribunal são o inglês e o francês, e os participantes devem ter excelentes habilidades de leitura, redação e oralidade em pelo menos um deles.
O conhecimento prático da segunda língua oficial é uma vantagem.
Fundo Fiduciário do Programa de Bolsas de Estudo Judicial
De acordo com a resolução 75/129 , um fundo fiduciário para o Programa de Bolsas de Estudo Judicial foi estabelecido pelo Secretário-Geral da ONU em abril de 2021.
A partir do processo de admissão e seleção de 2022, o fundo fiduciário concederá bolsas a candidatos selecionados, nacionais de países em desenvolvimento, de universidades sediadas em países em desenvolvimento, melhorando e garantindo assim a diversidade geográfica e linguística dos participantes do Programa.
As universidades elegíveis em países em desenvolvimento interessadas em se inscrever para financiamento por meio do fundo fiduciário para patrocinar seus indicados podem fazê-lo clicando no link abaixo para iniciar o processo de inscrição.
Procedimento de aplicação
Os candidatos deverão enviar os seguintes materiais de inscrição ao Tribunal por meio de suas universidades: 1. Carta da universidade apresentando o (s) candidato (s) ao Tribunal. Para universidades que patrocinam financeiramente seus indicados, a carta introdutória também deve incluir informações sobre o compromisso da universidade em patrocinar financeiramente o candidato. 2. Formulário de candidatura e quadro-resumo, preenchidos pelo candidato; 3. Duas a três cartas de referência; 4. Histórico escolar oficial do candidato; 5. Uma amostra de escrita de no máximo 15 páginas. A amostra pode ser, por exemplo, de uma publicação anterior, nota ou artigo universitário, de preferência sobre um tema de direito internacional.
Mais instruções sobre como enviar os documentos de inscrição listados acima são fornecidas no final deste formulário de inscrição. As dúvidas podem ser dirigidas ao Escritório do Secretário-Adjunto do CIJ no seguinte endereço: judicialfellowsprogramme@icj-cij.org.
Países da CPLP elegíveis para esta oportunidade:
Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Para receber mais oportunidades como esta, siga-nos na tua rede social favorita:
Comments