Estão abertas as inscrições para o GDPC Small Research Grants Program 2024/2025. O Global Disaster Preparedness Center (GDPC) tem o prazer de anunciar o lançamento de seu programa de pequenas bolsas de pesquisa, focado no tema resiliência climática em áreas urbanas. Esta iniciativa visa aprofundar a compreensão da resiliência climática urbana apoiando pesquisas originais em países de baixa e média renda. O programa é projetado para expandir a base de evidências e contribuir para a construção de ambientes urbanos mais resilientes diante das mudanças climáticas.
O programa de pequenas bolsas de pesquisa do GDPC fornece financiamento para pesquisadores universitários para projetos focados em resiliência climática em áreas urbanas dentro de tópicos selecionados. Este programa apoia especificamente acadêmicos que tradicionalmente têm acesso limitado a financiamento, com bolsas disponíveis exclusivamente para pesquisadores de países de baixa e média renda. Os prêmios fornecem até US$ 10.000 para pesquisas com duração de até oito meses, com prazo de conclusão de 30 de setembro de 2025. Este programa apoia pesquisas aplicadas e impactantes que podem informar políticas, planejamento, programação humanitária, ação comunitária e assim por diante.
Tópicos de Pesquisa
O programa busca estimular novos conhecimentos em questões prioritárias de pesquisa nos seguintes tópicos:
Tópico 1: soluções de adaptação e resiliência climática lideradas pela comunidade nas cidades
Tópico 1.1: inovações conduzidas pela comunidade para adaptação. Quais são os factores de sucesso para estratégias e soluções inovadoras lideradas pela comunidade para adaptação climática em áreas urbanas, incluindo soluções habilitadas por tecnologia.
Tópico 1.2: planejamento urbano participativo. Como as abordagens participativas no planejamento urbano contribuem para a resiliência climática e quais evidências demonstram sua eficácia e melhores práticas.
Tópico 2: factores socioeconômicos e institucionais da resiliência climática nas cidades.
Tópico 2.1: caminhos socioeconômicos para a resiliência. Factores de eficácia e sucesso para diferentes tipos de incentivos socioeconômicos e "impulsos" para a resiliência climática de indivíduos, famílias e pequenas empresas, particularmente no setor informal nas cidades. Exemplos de tais "impulsos" incluem subsídios em dinheiro únicos, microsseguros, créditos ou empréstimos rotativos, incentivos fiscais, fundos correspondentes, suporte para cooperativas e suporte de redes de segurança social, etc.
Tópico 2.2: governação climática urbana. Qual é o papel das cidades na governação climática e quais são as estratégias e estruturas institucionais que apoiam e/ou dificultam a ação climática eficaz e equitativa em diferentes contextos urbanos.
Tópico 3: ecossistemas urbanos para resiliência.
Tópico 3.1:eEcossistema urbano resiliente ao clima. O que constitui um ecossistema urbano resiliente ao clima, suas principais características e componentes, como ele funciona e como ele pode ser cultivado ou restaurado em diferentes contextos urbanos.
Tópico 3.2: abordagens baseadas na comunidade para soluções climáticas baseadas na natureza. Avaliando a eficácia e as estratégias para implementar e dimensionar soluções impactantes baseadas na natureza no nível local em áreas urbanas.
Concessão
As bolsas de pesquisa são limitadas a US$ 10.000.
Elegibilidade
Os candidatos devem ser afiliados a uma universidade credenciada no momento da submissão, incluindo alunos de pós-graduação (mestrado e doutoramento), pesquisadores de pós-doutoramento e membros do corpo docente. Equipes de pesquisadores são bem-vindas para enviar propostas, e a colaboração entre diferentes instituições é altamente encorajada.
A identificação de um supervisor experiente é necessária para qualquer equipe de pesquisa de alunos. O supervisor deve fornecer orientação e supervisão durante todo o processo de pesquisa.
As inscrições estão abertas para pesquisadores que sejam cidadãos de países de baixa e média renda, incluindo nações menos desenvolvidas e de renda média-alta. A pesquisa deve ser focada nesses países.
Os projetos de pesquisa propostos devem estar alinhados a um dos tópicos definidos do programa e demonstrar claramente como contribuem para a área de foco selecionada.
Os projetos devem ser viáveis para conclusão dentro do cronograma do programa de oito meses, de fevereiro a 30 de Setembro de 2025.
Os pesquisadores podem conduzir suas pesquisas em qualquer idioma, mas o artigo final da pesquisa deve ser submetido em inglês. Se for necessária tradução para o inglês, a proposta de orçamento deve incluir custos estimados para serviços de tradução.
Submissão de candidaturas
O prazo para envio de candidaturas para a atual chamada de pesquisa é 12 de Novembro de 2024 (23:59 UTC) . As candidaturas devem ser enviadas por meio do formulário de candidatura. O pacote de candidatura completo deve incluir:
Informações do candidato: isso inclui detalhes de afiliação profissional. Os candidatos estudantes devem fornecer uma carta de apoio do seu supervisor docente.
Resumo do projeto: um resumo conciso do projeto e informações importantes.
Descrição do projeto: este formulário deve detalhar o histórico da pesquisa, justificativa, objetivos, metodologia, mérito científico, impacto mais amplo e considerações éticas. Use o modelo de Descrição do Projeto fornecido (Microsoft Word ou Google Docs). A descrição do projeto não deve exceder 5 páginas (tamanho A4, fonte Arial 11 pontos, espaçamento simples entre linhas, margens de 1 polegada), NÃO contando referências e o cronograma do projeto.
Orçamento: uma proposta de orçamento em dólares americanos, incluindo um detalhamento das despesas e justificativa do orçamento.
Composição da equipe de pesquisa: inclua informações sobre o pesquisador principal (IP) e os principais co-pesquisadores, juntamente com seus currículos.
Cartas de colaboração: para projetos que envolvam parcerias com instituições ou organizações fora da afiliação principal do candidato, é necessária uma carta de apoio de cada instituição parceira.
Prazo para inscrição: 12 de Novembro de 2024 (23:59 UTC)
Países da CPLP elegíveis para esta oportunidade:
Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Para mais oportunidades como esta, junte-se a nós através da tua rede social favorita através do seguinte link:
● Grupo do Telegram: https://t.me/oportunidades_cplp
● Grupo do whatsapp: https://shorturl.at/QDkwe
● Grupo do facebook: https://shorturl.at/befuR
● Página do facebook: https://shorturl.at/bdgHW
● Instagram: https://shorturl.at/imLS9
● Twitter/X: https://shorturl.at/ev468
● LinkedIN: https://rb.gy/casddp
● Visite nosso website: https://www.oportunidadescplp.info/
● Inscreva-se e receba as nossas oportunidades todos os dias por email: https://bit.ly/4188LL6
Comentários