PROGRAMA DE FELLOWSHIP DE PESQUISA AFRICANO EM CONHECIMENTOS INDÍGENAS E ALTERNATIVOS (AFRIAK) 2026 - Chamada para Propostas
- CPLP Oportunidades
- 22 de dez. de 2025
- 3 min de leitura

O Conselho para o Desenvolvimento da Pesquisa em Ciências Sociais na África (CODESRIA) tem o prazer de anunciar a abertura de inscrições para a segunda turma do programa de fellowship africano para pesquisa em conhecimentos indígenas e alternativos (AFRIAK). Este programa é oferecido com o apoio da Fundação Mastercard, como parte do compromisso da fundação em promover a educação e o desenvolvimento de habilidades para jovens em África.
O programa busca implementar uma abordagem inovadora para capacitar uma nova geração de jovens, especialmente mulheres jovens, a desenvolver projetos de pesquisa e produzir conhecimento em parceria com mentores acadêmicos, por um lado, e detentores de conhecimento indígena, por outro. Essa abordagem privilegiará o conhecimento local, indígena e endógeno como formas de saber ou sistemas de conhecimento profundamente enraizados nas comunidades e intimamente ligados às suas experiências vividas. Embora essas formas de conhecimento possam estar geograficamente próximas dos jovens em África, elas permanecem inacessíveis a eles, em parte devido à predominância dos formatos ocidentais de aprendizagem em nossos currículos escolares e universitários. Elas também são limitadas pela natureza gerontocrática de nossas comunidades, onde esse conhecimento é preservado para poucos detentores, predominantemente homens. A abordagem da AFRIAK é inovadora porque direciona os africanos a utilizarem o que já possuem em suas comunidades e os convida a valorizar as diversas maneiras pelas quais esse conhecimento é aplicado, preservado e transmitido.
Actividades do Programa
O projecto de pesquisa e bolsa de estudos AFRIAK envolverá três atividades relacionadas. São elas:
Um programa de bolsas de pesquisa, formação e mentoria para jovens.
Reuniões sobre políticas públicas.
Uma rede de ex-alunos e comunidade de prática em conhecimentos indígenas e alternativos.
Elegibilidade
Aberto a jovens cidadãos africanos com idade igual ou inferior a 35 anos no momento da candidatura e que residam no continente africano;
Os jovens visados devem ser envolvidos em actividades de pesquisa e produção de conhecimento que se baseiem, ou aspirem a se basear, em perspectivas de conhecimento indígena/local;
Devem estar sediados em instituições formais de pesquisa e conhecimento ou em centros de pesquisa de conhecimento indígena em África;
Profissionais com 35 anos ou menos, com formação acadêmica formal e que estejam ativamente envolvidos em atividades que utilizem perspectivas de conhecimento indígena/local, também são encorajados a se candidatar.
Submissão de candidaturas
Os candidatos individuais devem fornecer as seguintes informações diretamente no sistema de candidatura:
Detalhes do currículo: os candidatos devem fornecer informações biográficas e profissionais essenciais.
Nota conceptual: os candidatos deverão elaborar uma nota conceptual estruturada com seções que identifiquem e detalhem um tema de pesquisa, avaliem brevemente o conjunto de conhecimentos que o fundamentam, a metodologia e os resultados esperados.
Cartas de recomendação: os candidatos devem anexar duas cartas de recomendação assinadas, cada uma com no máximo uma página, de duas pessoas familiarizadas com o trabalho do candidato. Observe que as cartas de recomendação também são avaliadas e contribuem significativamente para o sucesso da candidatura.
As candidaturas em grupo devem ser compostas por um mínimo de três e um máximo de cinco membros, sendo que pelo menos 70% do grupo deve ser composto por mulheres. Qualquer membro do grupo que não cumpra os critérios de elegibilidade descritos na seção "OBJETIVOS PARA ESTA CHAMADA" resultará na desqualificação de todo o grupo.
Os candidatos em grupo devem fornecer as seguintes informações diretamente no sistema de candidatura:
Detalhes do currículo: os candidatos devem fornecer informações biográficas e profissionais essenciais sobre cada um dos membros do grupo.
Nota conceptual: Os candidatos deverão elaborar uma nota conceptual estruturada com seções que identifiquem e detalhem um tema de pesquisa, avaliem brevemente o conjunto de conhecimentos que o fundamentam, a metodologia e os resultados esperados.
Cartas de referência: os candidatos em grupo deverão anexar duas cartas de referência assinadas, cada uma com no máximo uma página, de duas pessoas familiarizadas com o grupo e que o endossem como um todo, e não a seus membros individualmente. Observe que as cartas de referência também são avaliadas e contribuem significativamente para o sucesso da candidatura.
Prazo para inscrição: 15 de Fevereiro de 2026
Países da CPLP elegíveis para esta oportunidade:
Angola, Cabo Verde, Guiné Equatorial, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Principe.
Inscreva-se agora através do link oficial: https://codesria.org/application-form-african-fellowships-for-research-in-indigenous-and-alternative-knowledges-2026/
Caso precise de ajuda para se candidatar para esta oportunidade, solicite assistência através deste link:https://www.oportunidadescplp.info/about-4
Para mais oportunidades como esta, junte-se a nós através da tua rede social favorita através do seguinte link:
● Grupo do Telegram: https://t.me/oportunidades_cplp
● Canal do whatsapp: https://whatsapp.com/channel/0029VanzlrsJJhzUepNYia2G
● Grupo do facebook: https://shorturl.at/befuR
● Página do facebook: https://shorturl.at/bdgHW
● Instagram: https://shorturl.at/imLS9
● Twitter/X: https://shorturl.at/ev468
● LinkedIN: https://rb.gy/casddp
● Visite nosso website: https://www.oportunidadescplp.info/
● Inscreva-se e receba as nossas oportunidades todos os dias por email:https://bit.ly/4188LL6
