top of page

PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO JAPAN AFRICA DREAM (JADS) 2025-2026 (totalmente financiado)

ree

Estão abertas as inscrições para o programa Japan Africa Dream Scholarship (JADS) 2025-2026. O Japan Africa Dream Scholarship (JADS) é um programa de capacitação do Banco Africano de Desenvolvimento e do governo do Japão. O objetivo principal do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e do governo do Japão é aprimorar a capacidade de recursos humanos em África, em consonância com as cinco principais prioridades estratégicas do banco: alimentação, iluminação, industrialização, integração e melhoria da qualidade de vida da população africana. Essas prioridades também estão alinhadas com as principais iniciativas japonesas de assistência ao desenvolvimento.


O programa oferece a estudantes africanos de alto desempenho uma bolsa de estudos de dois anos para cursar pós-graduação em nível de mestrado em energia, agricultura, saúde, sustentabilidade ambiental e engenharia. A bolsa está aberta a candidatos de países-membros regionais do BAD, com experiência educacional e profissional relevante e histórico de apoio aos esforços de desenvolvimento de seus países. Após a conclusão dos estudos, espera-se que os bolsistas retornem aos seus países de origem e contribuam para o desenvolvimento socioeconômico nacional e continental, utilizando os conhecimentos e as habilidades recém-adquiridos.

Bolsa de estudos

  • Cobertura de mensalidade durante toda a duração do programa de estudos (24 meses).

  • Bolsa de subsistência mensal durante a duração do programa de estudos (24 meses).

  • Viagem aérea do país de origem para a universidade anfitriã no início do programa de estudos e de volta para casa no final do período da bolsa.

  • Seguro de saúde, geralmente obtido por meio da universidade.

  • Mais seis (6) meses para estudos preparatórios avançados ou estágios após a graduação.

  • Para acadêmicos envolvidos em pesquisas, uma bolsa especial pode estar disponível para pesquisa e preparação de teses.

  • Em circunstâncias especiais, cursos de informática, idiomas preparatórios e outros cursos similares podem ser cobertos pela bolsa.


Observação: a bolsa cobre apenas a duração do programa de pós-graduação ou dois anos, o que for menor.

Elegibilidade

  • Deve ter, no mínimo, um diploma de bacharel ou equivalente em energia, agricultura, saúde, sustentabilidade ambiental, estudos de engenharia ou áreas relacionadas.

  • Ter excelentes históricos académicos e experiência profissional relevante, além de um histórico de apoio aos esforços de desenvolvimento de seus países.

  • Os candidatos devem ter pelo menos 1 ano de emprego remunerado em seu país de origem ou em outros países africanos após receberem seu diploma de bacharel (ou universidade equivalente) nos últimos 3 anos.

  • Os candidatos devem ter 35 anos ou menos e gozar de boa saúde.

  • Os candidatos devem obter admissão em um curso de mestrado aprovado em uma universidade parceira japonesa ou africana – a inscrição para admissão deve ser feita diretamente por meio das universidades parceiras (consulte a lista de universidades e cursos aprovados).

  • Os candidatos não devem estar matriculados em outros programas de pós-graduação – o programa não aceita candidatos que já estejam matriculados em programas de pós-graduação.

  • Deve ser cidadão de um dos países membros regionais do Banco Africano de Desenvolvimento.

  • Os candidatos não devem ter cargos de chefia nas instituiçãoes do grupo do Banco Africano de Desenvolvimento ou um parente próximo do mencionado acima por sangue ou adopção, com o termo “parente próximo” definido como: mãe, pai, irmã, meia-irmã, irmão, meio-irmão, filho, filha, tia, tio, sobrinha ou sobrinho.

Submissão de candidaturas

Solicite informações, formulários de inscrição e procedimentos da universidade parceira escolhida do JADS usando os contatos fornecidos.

O candidato preenche e envia a solicitação de admissão.

A universidade avalia e seleciona os candidatos e lhes entrega uma carta de oferta provisória.

A universidade envia a lista de candidatos selecionados ao Banco Africano de Desenvolvimento, e o banco compartilha a lista com a Unidade de Implementação do Programa JADS (PIU) para avaliar as inscrições com base em critérios definidos.

Após a avaliação, o BAD entra em contacto com os candidatos aprovados e informa as universidades.

Prazo para inscrição: 09 de Janeiro de 2026

Países da CPLP elegíveis para esta oportunidade: 

Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

Caso precise de ajuda para se candidatar para esta oportunidade, solicite assistência através deste link:https://www.oportunidadescplp.info/about-4

Para mais oportunidades como esta, junte-se a nós através da tua rede social favorita através do seguinte link:

 Grupo do Telegram: https://t.me/oportunidades_cplp

● Grupo do facebook: https://shorturl.at/befuR

● Página do facebook: https://shorturl.at/bdgHW

● LinkedIN: https://rb.gy/casddp

● Visite nosso website: https://www.oportunidadescplp.info/

 Inscreva-se e receba as nossas oportunidades todos os dias por email: https://bit.ly/4188LL6

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
bottom of page