PROGRAMA ATLANTIC FELLOWS FOR SOCIAL AND ECONOMIC EQUITY 2026/2027 para líderes de mudança social (estudo totalmente financiado pela London School of Economics and Political Science)
- CPLP Oportunidades
- há 14 horas
- 5 min de leitura

Estão abertas as inscrições para o programa Atlantic Fellows for Social and Economic Equity 2026/2027. As inscrições para o programa Atlantic Fellows for Social and Economic Equity (AFSEE) estão abertas para líderes de transformação social que trabalham no combate à desigualdade. Formuladores de políticas, pesquisadores, ativistas, profissionais, artistas e promotores de movimentos de todo o mundo estão convidados a se candidatar ao programa de bolsas inovador, totalmente financiado e focado em desigualdades, sediado no Instituto Internacional de Desigualdades da London School of Economics and Political Science.
Atualmente recrutando para sua décima turma, o fellowship AFSEE é destinado a líderes de mudança social em meio de carreira com pelo menos sete anos de experiência em combate às desigualdades. Candidaturas são aceitas por indivíduos que trabalham em qualquer área de equidade social e econômica, incluindo, entre outras, direitos econômicos e sociais; sustentabilidade e justiça ambiental; justiça tributária e alternativas econômicas; direitos das mulheres, minorias e pessoas com deficiência; direitos à educação; políticas públicas; habitação e desigualdades urbanas; direitos trabalhistas; organização comunitária; artes e cultura; e construção da paz e justiça transicional.
Lançado em 2016, o programa AFSEE visa construir uma comunidade inspiradora de 400 bolsistas ao longo de duas décadas. Em suas nove primeiras turmas, o programa reuniu mais de 150 agentes de transformação de mais de 60 países ao redor do mundo.
O fellowship AFSEE, que oferece opções residenciais e não residenciais, começa com um ano ativo de bolsa que oferece um período intensivo de aprendizado e desenvolvimento de habilidades realizado no ambiente rico em pesquisas da LSE, informado pela pedagogia dialógica e cocriação.
Os bolsistas da modalidade residencial passam um ano em Londres cursando o mestrado em desigualdades e Ciências Sociais na LSE, além de participar dos quatro módulos de bolsas personalizados do programa ao longo do ano. Os módulos contam com contribuições de acadêmicos, profissionais, ativistas e profissionais da sociedade civil, e focam nos fundamentos das desigualdades sociais e econômicas, políticas para a equidade, no desafio e na transformação da desigualdade e nos debates em torno da desigualdade.
Requisitos de elegibilidade
Os candidatos ao programa Atlantic Fellows for Social and Economic Equity devem ser capazes de demonstrar sua capacidade de atender aos seguintes critérios de elegibilidade.
Bolsistas Residenciais
Os candidatos devem se qualificar para admissão no mestrado em Desigualdades e Ciências Sociais da London School of Economics. Esses requisitos incluem um diploma de nível 2:1 ou equivalente em qualquer disciplina. Formação em ciências sociais e/ou experiência profissional na área de política social são vantajosas, mas não essenciais. Consulte a página do programa para obter detalhes completos.
Os candidatos devem atender ao requisito padrão de proficiência em inglês da LSE.
Os candidatos devem ter pelo menos 7 anos de experiência demonstrando coragem, cuidado, liderança e comprometimento no avanço de soluções equitativas para a desigualdade.
Observação: candidatos que tenham concluído um doutoramento, um mestrado nos últimos três anos ou que estejam atualmente cursando uma graduação normalmente não serão considerados para a modalidade Residencial.
Bolsistas não residenciais
Os candidatos devem atender ao requisito padrão de proficiência em inglês da LSE.
Os candidatos devem ter pelo menos 7 anos de experiência demonstrando coragem, cuidado, liderança e comprometimento no avanço de soluções equitativas para a desigualdade.
Observação: para a modalidade não Residencial, buscamos ser inclusivos e incentivar inscrições de candidatos não tradicionais. Portanto, aceitamos inscrições tanto de candidatos com graduação (nível 2:2 ou superior) quanto de candidatos sem graduação. Esta modalidade também está aberta a candidatos que já possuam pós-graduação. Candidatos atualmente matriculados em um programa de graduação não serão considerados, a menos que seu curso termine antes do início do ano letivo da bolsa, em Setembro.
Benefícios
A modalidade Residencial do Programa AFSEE é totalmente financiada. O AFSEE cobre integralmente as mensalidades do mestrado em desigualdades e ciências sociais, as viagens de ida e volta para Londres no início e no final do ano letivo da bolsa e quaisquer custos relacionados a vistos e imigração. Todos os bolsistas residenciais também receberão uma bolsa de £ 23.000 para cobrir os custos de moradia em Londres.
Após completar o ano ativo da bolsa, os bolsistas de ambas as áreas se tornam bolsistas seniores e se juntam a uma comunidade de bolsistas vitalícia composta por membros de todos os sete programas Atlantic Fellows no mundo todo, e recebem suporte contínuo para aprender, conectar-se e colaborar.
Trilha não residencial
Os bolsistas não residenciais permanecem em seus ambientes doméstico e profissional, viajando para participar dos módulos presenciais. Devido ao tempo reduzido e ao compromisso com a localização, esta modalidade de bolsa é ideal para candidatos que não podem se ausentar do trabalho por um ano inteiro. No entanto, espera-se que eles dediquem tempo (cerca de cinco horas por semana), além dos compromissos com os módulos, para leitura, trabalhos de curso e projetos.
TRABALHO DE PROJETO
Os bolsistas não residenciais realizam um projeto que visa oferecer uma nova visão, desafio ou solução para as desigualdades que são centrais para as agendas futuras de mudança social dos bolsistas. O objetivo do projeto de bolsas AFSEE é que os bolsistas reflitam sobre o aprendizado que vivenciarão ao longo do ano ativo da bolsa e apliquem esse aprendizado ao seu próprio trabalho para combater as desigualdades e promover mudanças sociais.
Cronograma de inscrição:
13 de Outubro de 2025: inscrições abertas para a coorte 2026-27 do programa Atlantic Fellows for Social and Economic Equity.
20 de Outubro de 2025: webinar de informações sobre equidade social e econômica do Atlantic Fellows.
18 de Novembro de 2025: dicas de inscrição para o webinar do programa Atlantic Fellows for Social and Economic Equity.
16 de Janeiro de 2026: encerramento das inscrições para a coorte 2026-27 do programa Atlantic Fellows for Social and Economic Equity
23 de Janeiro de 2026: Prazo final para envio de referências.
Meados de março de 2026: Os candidatos convidados para uma entrevista serão notificados.
Meados de Abril de 2026: Os candidatos serão notificados das decisões finais.
Meados de Junho de 2026: A coorte 2026-27 do programa Atlantic Fellows for Social and Economic Equity é anunciada.
Prazo para inscrição: 16 de Janeiro de 2026
Países da CPLP elegíveis para esta oportunidade:
Angola, Cabo Verde, Guiné Equatorial, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Principe e Timor-Leste.
Inscreva-se agora através do link oficial: https://afsee.atlanticfellows.lse.ac.uk/en-gb/news/applications-open-for-the-2026-27-cohort
Caso precise de ajuda para se candidatar para esta oportunidade, solicite assistência através deste link:https://www.oportunidadescplp.info/about-4
Para mais oportunidades como esta, junte-se a nós através da tua rede social favorita através do seguinte link:
● Grupo do Telegram: https://t.me/oportunidades_cplp
● Canal do whatsapp: https://whatsapp.com/channel/0029VanzlrsJJhzUepNYia2G
● Grupo do facebook: https://shorturl.at/befuR
● Página do facebook: https://shorturl.at/bdgHW
● Instagram: https://shorturl.at/imLS9
● Twitter/X: https://shorturl.at/ev468
● LinkedIN: https://rb.gy/casddp
● Visite nosso website: https://www.oportunidadescplp.info/
● Inscreva-se e receba as nossas oportunidades todos os dias por email: https://bit.ly/4188LL6