top of page

PRÊMIO AFRICA FOOD 2025


O Africa Food Prize é o prêmio mais importante que reconhece um indivíduo ou instituição excepcional que lidera o esforço para mudar a realidade da agricultura na África — de uma luta pela sobrevivência para um negócio que prospera.


O prêmio de US$ 100.000 homenageia os africanos que estão assumindo o controle da agenda agrícola africana. Ele destaca iniciativas ousadas e inovações técnicas que podem ser replicadas em todo o continente para criar uma nova era de segurança alimentar e oportunidades econômicas para todos os africanos.

Líderes africanos dos sectores público e privado abraçaram o potencial da agricultura para proporcionar um futuro mais seguro e próspero, e há vislumbres do enorme progresso que os agricultores africanos podem fazer quando têm o que precisam para prosperar, e como os alimentos que produzem e a renda que auferem podem transmitir boas vibrações a toda a economia. Mas ainda há muito trabalho a ser feito; milhões de agricultores ainda não têm acesso a insumos agrícolas de alta qualidade, que permitam cultivar mais com menos. Os agricultores continuam a ter dificuldade em acessar os mercados. Se não forem limitados pela distância, as quantidades limitadas de produtos fazem com que os agricultores recebam preços baixos por seus produtos. Muitos agricultores também não têm acesso a armazenamento, o que significa que geralmente vendem seus produtos na época da colheita, quando o preço é mais baixo, ou correm o risco de ter sua qualidade lentamente reduzida devido a tecnologias de armazenamento inadequadas. O conhecimento técnico limitado também significa que os agricultores podem demorar a adotar práticas agrícolas modernas que sejam mais produtivas, comerciais e sustentáveis. E com os efeitos das mudanças climáticas se tornando reais, essa necessidade de continuar aprendendo e se adaptando torna-se ainda mais importante à medida que os agricultores enfrentam as condições cada vez mais desafiadoras.


O Africa Food Prize existe para recompensar esforços pioneiros para superar esses obstáculos e incentivar outros a seguir seu exemplo.

Benefícios

  • O vencedor recebe um prêmio de US$ 100.000, o que lhe dá apoio financeiro significativo para promover suas iniciativas.

  • O prêmio homenageia contribuições excepcionais à agricultura africana, elevando o perfil dos premiados e seu trabalho em todo o continente.

  • Os vencedores ganham maior exposição, atraindo potenciais parcerias, investimentos e oportunidades para escalar suas inovações.

  • O prêmio facilita conexões com as principais partes interessadas, incluindo formuladores de políticas, pesquisadores e líderes da indústria, promovendo colaborações que podem ampliar o impacto.

  • Ao destacar modelos bem-sucedidos, o prêmio incentiva a replicação de soluções eficazes, promovendo uma transformação agrícola mais ampla em toda a África.

  • O prêmio enfatiza abordagens ambientalmente corretas e resilientes ao clima, alinhadas às metas globais de sustentabilidade.

  • As iniciativas reconhecidas geralmente se concentram na melhoria dos meios de subsistência dos pequenos agricultores, contribuindo para a redução da pobreza e a segurança alimentar.

  • O prêmio celebra avanços tecnológicos e novas soluções que abordam desafios no sector agrícola.

Elegibilidades

O Comitê do prêmio considera os seguintes critérios para o prêmio:

  • Contribuição para a redução da pobreza e da fome e/ou melhoria da segurança alimentar e nutricional em termos mensuráveis

  • Contribuição para fornecer uma fonte vital de renda e/ou emprego em termos mensuráveis

  • Potencial para mudança transformadora por meio de escalabilidade, replicação e sustentabilidade

  • Maior conscientização e cooperação entre públicos e organizações africanas

  • Em suas avaliações, o comitê do prêmio África da alimentação enfatizará particularmente os resultados comprovados e tangíveis, a escalabilidade e a criação de valor derivados do trabalho do indicado, direta ou indiretamente, em relação à melhoria da agricultura sustentável e da segurança alimentar e nutricional na África. Em suas deliberações, o Comitê do Prêmio África da Alimentação enfatizará ainda o valor das conquistas dos indicados em relação ao pensamento visionário, seu papel como motivadores e articuladores na campanha contra a fome e a pobreza, bem como sua propensão a compartilhar conhecimento e cooperar. O Comitê do prêmio África da alimentação também considerará as circunstâncias em que o trabalho foi realizado e os resultados alcançados; ou seja, a complexidade do problema e as dificuldades, hostilidades ou preconceitos encontrados.

  • Potencial de liderança comprovado do indivíduo ou da organização, especificamente a capacidade de perseverar apesar de desafios ou riscos significativos.

Prazo para inscrição: 26 de Junho de 2025

Países da CPLP elegíveis para esta oportunidade: 

Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Para mais oportunidades como esta, junte-se a nós através da tua rede social favorita através do seguinte link:

 Grupo do Telegram: https://t.me/oportunidades_cplp

● Grupo do facebook: https://shorturl.at/befuR

● Página do facebook: https://shorturl.at/bdgHW

● LinkedIN: https://rb.gy/casddp

● Visite nosso website: https://www.oportunidadescplp.info/

 Inscreva-se e receba as nossas oportunidades todos os dias por email: https://bit.ly/4188LL6




Comments


  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
bottom of page