
A WeRise está convidando propostas para a segunda coorte da campanha WeRise, uma iniciativa global que promove e protege a Liberdade de Reunião Pacífica (FoPA) como um direito fundamental. Esta campanha apoia ativistas, organizadores e construtores de movimentos na expansão do espaço cívico e no enfrentamento de barreiras sistêmicas ao ativismo em todo o mundo.
Sobre a campanha WeRise
Com base no sucesso da primeira coorte, a segunda coorte apoiará 16 membros da CIVICUS em quatro regiões para desenvolver campanhas locais sob a campanha global FoPA da CIVICUS. Esta iniciativa promove uma abordagem aberta, dinâmica e participativa, reunindo ativistas e movimentos para inovar protestos pacíficos.
Aceitamos propostas de:
Indivíduos, coletivos, movimentos sociais e organizações
Grupos desafiando noções tradicionais de protesto
Ativistas que amplificam as vozes de comunidades marginalizadas, incluindo refugiados, migrantes, movimentos estudantis, sindicalistas e artivistas.
Objetivos da Chamada
Estamos solicitando propostas daqueles que estão ativamente envolvidos na proteção e promoção da Liberdade de Reunião Pacífica (FoPA), especialmente em regiões ou comunidades onde esses direitos estão ameaçados ou negados.
O foco desta chamada está em soluções inovadoras e específicas ao contexto que contribuam diretamente para o exercício do direito à reunião pacífica e ao protesto em face da crescente criminalização e violência contra ativistas. Estamos particularmente interessados em propostas que abordem:
A experiência do direito à FoPA por pessoas em movimento: migrantes, refugiados e pessoas em movimento.
A ligação entre criminalização e violência contra movimentos sociais, ativistas estudantis e movimentos de protesto que defendem mudanças socioeconômicas.
O papel da IA e das ferramentas de vigilância digital na restrição e repressão do exercício do direito a protestos pacíficos, incluindo seu papel na repressão digital e as ameaças que representam à segurança cibernética.
Critérios de Elegibilidade
Esta chamada está aberta a uma ampla gama de grupos e movimentos, incluindo, mas não se limitando a:
Movimentos sociais: grupos registrados e não registrados que defendem e expandem o espaço cívico e lutam por justiça social.
Movimentos de protesto: indivíduos e coletivos que organizam ações de protesto pacíficas, incluindo ativistas pela justiça climática.
Comunidades de refugiados e redes da diáspora: aqueles que trabalham na linha de frente da FoAA nessas comunidades.
Ativistas sindicais: aqueles que defendem os direitos dos trabalhadores e se opõem à exploração e à repressão.
Movimentos estudantis: movimentos e organizações liderados por jovens que lutam por mudanças.
Coletivos de arte / Artivistas: artistas e trabalhadores culturais que usam a expressão criativa como uma forma de resistência ou desobediência social.
Linha do tempo
Encerramento da chamada: 15 de Março de 2025
Processo de revisão e feedback: 20 de Abril de 2025
Duração do projeto: 1º de Julho de 2025 – 30 de Maio de 2026 (ciclo de 11 meses)
Critérios de seleção
Estamos buscando propostas que demonstrem:
Impacto e energia: precisamos de ideias poderosas com capacidade comprovada de gerar impacto tangível e mensurável. Não estamos apenas procurando boas intenções, mas iniciativas acionáveis e ousadas que tenham o potencial de romper o status quo.
Criatividade e inovação: como você pode repensar as possibilidades de protesto? Como arte, tecnologia e organização de base podem se cruzar para criar novas formas de resistência e ação coletiva?
Relevância local: as propostas devem estar profundamente enraizadas em contextos locais, mas também devem ter o potencial de influenciar conversas regionais e globais sobre os direitos de reunião e associação.
Países elegíveis
Recomendamos fortemente as inscrições dos seguintes países, que são os mais afetados pelas restrições aos protestos, de acordo com o CIVICUS Monitor:
Angola, Moçambique, Gana, Guiné-Conacri, Tailândia, Paquistão, Bangladesh, Jordânia, Irão, Egipto, Tunísia, Argentina, El-Salvador, Venezuela, Peru.
Como se candidatar
Envie sua proposta por e-mail para fopa@civicus.org / O assunto deve ser: Campanha WeRise Coorte 2.
Documentos necessários:
Narrativa da proposta (máx. 3 páginas)
Visão geral do orçamento USD 10.000 (máx. 1 página).
Prazo para inscrição: 15 de Março de 2025
Países da CPLP elegíveis para esta oportunidade: Angola e Moçambique.
Para mais oportunidades como esta, junte-se a nós através da tua rede social favorita através do seguinte link:
● Grupo do Telegram: https://t.me/oportunidades_cplp
● Canal do whatsapp: https://whatsapp.com/channel/0029VanzlrsJJhzUepNYia2G
● Grupo do facebook: https://shorturl.at/befuR
● Página do facebook: https://shorturl.at/bdgHW
● Instagram: https://shorturl.at/imLS9
● Twitter/X: https://shorturl.at/ev468
● LinkedIN: https://rb.gy/casddp
● Visite nosso website: https://www.oportunidadescplp.info/
● Inscreva-se e receba as nossas oportunidades todos os dias por email: https://bit.ly/4188LL6
Comments