Com o tema “Conexão Mulheres Inovadoras e Criativas: negócios que transformam vidas”, a medida vai selecionar projetos que apresentem soluções inovadoras para o desenvolvimento social, econômico e cultural da área de atuação da Sudene.
As iniciativas precisam ser gerenciadas e lideradas por mulheres ou por pessoas que pertençam a um grupo minoritário de gênero.
O certame receberá propostas submetidas por empresas, cooperativas e associações de mulheres, sendo admitida também a constituição de novos empreendimentos para fim específico do edital. O investimento da Sudene será de R$ 4 milhões e a autarquia espera apoiar 51 projetos em todos os 11 estados nos quais atua. Os projetos submetidos devem oferecer propostas nas áreas de economia criativa, bioeconomia e educação.
Linhas e Setores prioritários
Economia Criativa - Inovações que desenvolvam atividades produtivas que têm como processo principal um ato criativo com potencial de gerar valor de mercado, resultando em produção de riqueza cultural e econômica, tais como:
CULTURA: expressões culturais (artesanato, folclore e gastronomia), patrimônio e arte (serviços culturais, museologia, produção cultural e patrimônio histórico), música (gravação, edição, criação e interpretação musical), artes cênicas (atuação, produção e direção de espetáculos teatrais e de dança), audiovisual;
CRIAÇÕES FUNCIONAIS: design (design gráfico, multimidia e de móveis); moda (desenho de roupas, acessórios e calçados e modelistas).
Bioeconomia - Inovações para a biodiversidade, priorizando os recursos naturais do semiárido, na área de atuação da SUDENE. Esta linha apoiará projetos que apresentem soluções aos gargalos científicos e tecnológicos enfrentados na estruturação e fortalecimento de cadeias produtivas baseadas na biodiversidade, melhorando a qualidade de vida.
Educação - Inovações voltadas para a potencialização da aprendizagem, cujos projetos auxiliem os alunos a aprenderem de forma mais eficaz, eficiente e significativa, ampliando o potencial de transformar o processo de aprendizagem, tornando-o mais envolvente, acessível e adaptado às necessidades individuais dos alunos. Será priorizado o desenvolvimento de produtos que facilitem o acesso a recursos educacionais, conecte alunos e professores além das fronteiras físicas e promova a colaboração e a comunicação efetiva, estimulando, ainda, o desenvolvimento de habilidades digitais essenciais para o mundo atual.
Caso a escolha não esteja alinhada às linhas e setores e, consequentemente, não seja validada pela Comissão Julgadora, a proposta será desclassificada.
Tecnologias Prioritárias
As propostas devem identificar, como tecnologia prioritária, e preferencialmente, uma das opções seguintes:
Biotecnologia e Bioeconomia com aproveitamento dos diferenciais competitivos da região;
Indústria 4.0; IoT, Blockchain, IA e Robótica aplicadas ao desenvolvimento local/regional;
Inovação inclusiva/frugal em diferentes escalas regionais, baseadas em startups e modelos de negócios circulares;
Tecnologias que ampliem e qualifiquem o acesso aos serviços públicos essenciais.
ITENS FINANCIÁVEIS
Os itens financiáveis serão destinados exclusivamente à cobertura de despesas, conforme a seguir:
Despesas Correntes:
a) Diárias, somente para o Coordenador e membros da equipe executora do projeto, para cobrir despesas com hospedagem, alimentação e locomoção, decorrentes de afastamento da cidade sede da empresa em caráter eventual, para desenvolvimento do projeto, de acordo com as normas estipuladas pela Sudene;
b) Passagens aéreas e/ou terrestres nacionais, exclusivas para o Coordenador ou membros da equipe executora do projeto, para cobrir despesas de viagem necessária ao desenvolvimento do projeto;
c) Material de consumo, incluindo livros ou software, componentes e/ou peças de reposição de equipamentos;
d) Serviços de Terceiros Pessoa Física e/ou Jurídica de caráter eventual, locação, instalação, recuperação e manutenção de equipamentos e despesas com registro de propriedade intelectual. Também poderão ser incluídos serviços especializados de consultoria ou assessoria técnica. Os pagamentos a pessoas físicas deverão ser realizados de acordo com a legislação em vigor, de forma a não caracterizar vínculo empregatício;
e) Tarifas bancárias relativas à manutenção da conta.
Despesas de Capital (a ser coberto com recursos da contrapartida) - aquisição de equipamentos pertinentes ao desenvolvimento do projeto, sendo limitado a 20% do total dos recursos concedidos.
Serão financiáveis apenas as despesas realizadas após a assinatura do Termo de Outorga ou Termo de Fomento, para contratação do projeto e o recebimento em conta dos recursos. Não será realizado o reembolso de quaisquer despesas efetuadas em período anterior à contratação e recebimento dos recursos, incluindo gastos administrativos para a formalização da empresa.
Prazo para inscrição: não especificado.
Países da CPLP elegíveis para esta oportunidade: Brasil.
Para mais oportunidades como esta, junte-se a nós através da tua rede social favorita através do seguinte link:
● Grupo do Telegram: https://t.me/oportunidades_cplp
● Grupo do whatsapp: https://shorturl.at/diru3
● Grupo do facebook: https://shorturl.at/befuR
● Página do facebook: https://shorturl.at/bdgHW
● Instagram: https://shorturl.at/imLS9
● Twitter/X: https://shorturl.at/ev468
● LinkedIN: https://rb.gy/casddp
● Visite nosso website: https://www.oportunidadescplp.info/
● Inscreva-se e receba as nossas oportunidades todos os dias por email: https://bit.ly/4188LL6
Comments