top of page
Foto do escritorCPLP Oportunidades

FELLOWSHIP KNIGHT DE JORNALISMO CIENTÍFICO 2025/2026 para jornalistas científicos em todo o mundo (financiamento de US$ 85.000)

As inscrições estão abertas para a Knight Science Journalism Fellowship 2025/2026. Todo ano, o Knight Science Journalism Program do MIT oferece bolsas de estudo para o ano acadêmico de 10 jornalistas científicos do mundo todo, dando a eles uma oportunidade de explorar ciência, tecnologia e o ofício do jornalismo, de se concentrar em uma especialidade em ciência, e de aprender em algumas das principais universidades de pesquisa do mundo.

Detalhes do programa

Seminários: o tempo dos bolsistas em Cambridge é enriquecido por seminários regulares dos principais pesquisadores e profissionais de mídia.


Viagens de campo: a KSJ organiza várias viagens todos os anos para locais de interesse especial para escritores de ciência e tecnologia. Destinos anteriores incluíram a Woods Hole Oceanographic Institution e o Marine Biological Laboratory em Woods Hole, MA, o Jackson Laboratory em Bar Harbor, ME, e a Harvard Forest em Petersham, MA.

Workshops focados em habilidades: o número de canais de narrativa abertos a jornalistas está se multiplicando, e queremos que nossos bolsistas retornem à força de trabalho com mais habilidades técnicas do que tinham quando chegaram. A cada ano, incluímos alguns workshops baseados em habilidades. Os workshops anteriores se concentraram em vídeo móvel, fotografia estática, edição digital, jornalismo de dados e podcasting.


Curso de Estudo: os bolsistas fazem auditoria de cursos no MIT, Harvard e outras faculdades e universidades na área. Desde que os bolsistas incluam um curso de ciências a cada semestre, eles têm imensa flexibilidade para escolher o conjunto de cursos que desejam frequentar. Os professores dessas classes devem aprovar a solicitação dos bolsistas para fazer auditoria.

Requisitos de elegibilidade

Para serem elegíveis para uma bolsa KSJ, os candidatos devem atender aos seguintes critérios:

  • Sejam jornalistas em tempo integral, sejam eles funcionários ou freelancers. Escritores ou produtores de meio período não são elegíveis.

  • Ter pelo menos três anos consecutivos de experiência em reportagens científicas, de saúde, tecnológicas e ambientais.

  • Sejam repórteres, escritores, editores, produtores, ilustradores, cineastas ou fotojornalistas. Isso inclui trabalho para jornais, revistas, televisão, rádio e mídia digital.

Benefícios

  • Os bolsistas recebem um estipêndio de US$ 85.000 pago em parcelas ao longo de 9,5 meses

  • Um subsídio de viagem e alojamento pago perto do início da bolsa

  • Seguro de saúde básico para cada bolsista e sua família.

Procedimento de inscrição:

Cada candidato deve apresentar os seguintes documentos:

  • Autobiografia profissional: descreva, em 500 palavras ou menos, por que você deseja participar do Programa Knight Science Journalism Fellowship e como ele se encaixa em seus objetivos profissionais.

  • Currículo ou Curriculum Vitae: forneça uma breve visão geral de sua educação, histórico de trabalho e honrarias profissionais. (Freelancers devem incluir uma lista de trabalhos freelance concluídos nos últimos 12 meses. Inclua cada história, local e data de publicação ou transmissão.)

  • Proposta de Projeto de Pesquisa: Descreva, em 500 palavras ou menos, um projeto que você pretende desenvolver durante o ano da bolsa. O objetivo é que os bolsistas criem um projeto que aproveite exclusivamente seu tempo e experiências no MIT, usando os recursos e conexões disponíveis para eles enquanto estiverem aqui. O projeto de pesquisa deve ser baseado em jornalismo, mas pode se expandir além dos parâmetros tradicionais e ser criado em qualquer formato: formato longo, série de histórias, multimídia, vídeo, áudio, instalação, etc. Observação: o projeto de pesquisa pode ser uma proposta de livro, mas os bolsistas não podem vender a proposta durante o ano da bolsa, nem podem chegar com um contrato para escrever um livro durante o ano da bolsa.

  • Cinco Amostras de Trabalho: forneça cinco amostras de trabalho relevantes. Escolha amostras que melhor ilustrem seu interesse e suas habilidades. Inclua uma tradução para qualquer trabalho não produzido em inglês.

  • Três referências profissionais: forneça três cartas de recomendação. As cartas devem vir de pessoas familiarizadas com seu trabalho e devem comentar sobre suas habilidades e seu comprometimento com o jornalismo. Os candidatos fornecerão os nomes e informações de contato de seus recomendadores no formulário de inscrição, e as solicitações de cartas serão enviadas aos recomendadores automaticamente. Os candidatos são responsáveis ​​por garantir que seus recomendadores enviem cartas antes do prazo.

Prazo para inscrição: 15 de Janeiro de 2025

Países da CPLP elegíveis para esta oportunidade: 

Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

Para mais oportunidades como esta, junte-se a nós através da tua rede social favorita através do seguinte link:

 Grupo do Telegram: https://t.me/oportunidades_cplp

● Grupo do facebook: https://shorturl.at/befuR

● Página do facebook: https://shorturl.at/bdgHW

● LinkedIN: https://rb.gy/casddp

● Visite nosso website: https://www.oportunidadescplp.info/

 Inscreva-se e receba as nossas oportunidades todos os dias por email: https://bit.ly/4188LL6



69 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page