top of page

FELLOWSHIP JUDICIAL DO TRIBUNAL INTERNACIONAL DE JUSTIÇA (TIJ) 2026/2027 para recém-formados em Direito – Haia, Países Baixos


Estão abertas as inscrições para o programa de estágio judicial da Corte Internacional de Justiça (CIJ) 2026/2027. O Programa de estágio judicial, anteriormente conhecido como programa de estágio universitário, foi criado em 1999 para permitir que recém-formados em direito adquiram experiência profissional trabalhando para a corte internacional de justiça. O programa visa aprimorar a compreensão dos participantes sobre o direito internacional público na prática e os procedimentos da corte, envolvendo-os diretamente nas atividades da corte.


Os estagiários judiciais trabalham em regime de tempo integral sob a supervisão de um membro do Tribunal, juntamente com o assistente jurídico principal desse membro. Os estagiários podem esperar realizar pesquisas e redigir memorandos sobre questões de direito ou de fato relacionadas a casos pendentes perante o Tribunal, comparecer a audiências e sessões, e desempenhar quaisquer outras funções que lhes forem atribuídas por seus respectivos juízes.


A duração da bolsa é de aproximadamente dez meses, do início de Setembro a Junho do ano seguinte. O Tribunal geralmente seleciona 15 participantes indicados por universidades de todo o mundo.

Elegibilidade

Ao fazer sua seleção, o Tribunal busca candidatos de diversas nacionalidades.

  • Para serem elegíveis, os candidatos devem ter 31 anos ou menos no início do programa de bolsa. Este requisito poderá ser dispensado apenas em circunstâncias especiais.

  • Os candidatos devem demonstrar excelentes resultados nos seus estudos jurídicos e interesse em direito internacional público através dos seus estudos, publicações e/ou experiência profissional.

  • Os candidatos devem ter um excelente domínio, tanto escrito quanto oral, de pelo menos uma das duas línguas oficiais do Tribunal (inglês e francês); o conhecimento prático da outra língua é considerado uma mais-valia.

  • Somente universidades podem indicar candidatos. O Tribunal não aceita candidaturas de pessoas físicas. Embora seja possível indicar um único candidato, o Tribunal incentiva as universidades a proporem mais de um nome.

Como indicar candidatos?

Um questionário de pré-seleção online deve ser preenchido pela universidade responsável pela indicação, que também deve designar um ponto focal autorizado por meio do qual todos os materiais da candidatura serão submetidos.


Após o preenchimento do questionário, o ponto focal receberá um e-mail de confirmação contendo instruções adicionais sobre a candidatura, o formulário de histórico pessoal da CIJ e a tabela de resumo do perfil do candidato.

Os seis documentos a seguir devem ser enviados para cada candidato por e-mail, através do endereço do ponto focal da universidade, na seguinte ordem:

  • Carta oficial de indicação da universidade

  • Formulário de histórico pessoal do CIJ

  • Cartas de recomendação

  • Registros acadêmicos oficiais

  • Exemplo de redação

  • Tabela de resumo do perfil do candidato.


Prazo para inscrição: 05 de Fevereiro de 2026.

Países da CPLP elegíveis para esta oportunidade: 

Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Equatorial, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Principe e Timor-Leste.

Inscreva-se agora através do link oficial: https://www.icj-cij.org/judicial-fellows-program

Caso precise de ajuda para se candidatar para esta oportunidade, solicite assistência através deste link:https://www.oportunidadescplp.info/about-4

Para mais oportunidades como esta, junte-se a nós através da tua rede social favorita através do seguinte link:

 Grupo do Telegram: https://t.me/oportunidades_cplp

● Grupo do facebook: https://shorturl.at/befuR

● Página do facebook: https://shorturl.at/bdgHW

● LinkedIN: https://rb.gy/casddp

● Visite nosso website: https://www.oportunidadescplp.info/

 Inscreva-se e receba as nossas oportunidades todos os dias por email:https://bit.ly/4188LL6


Comentários


  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
bottom of page