FELLOWSHIP DE REPORTAGEM DA PARCERIA DE MÍDIA SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS DA EJN 2025 para jornalistas cobrirem a COP30 (Totalmente financiadas para Belém, Brasil)
- CPLP Oportunidades
- 17 de jun.
- 4 min de leitura

As inscrições para o fellowship de reportagem da parceria de mídia sobre mudanças climáticas da EJN 2025 estão abertas. A Parceria de Mídia sobre Mudanças Climáticas (CCMP), liderada pela Rede de Jornalismo da Terra (EJN) da Internews e pelo Stanley Center for Peace and Security, tem o prazer de anunciar o programa de Bolsas de Reportagem da CCMP para a COP30, destinado a jornalistas interessados em cobrir a 30ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). Organizada este ano pelo Brasil, a conferência está programada para ocorrer na cidade de Belém, de 10 a 21 de Novembro de 2025, e a cúpula de líderes mundiais, nos dias 6 e 7 de Novembro.
Elegibilidade
Seja um jornalista profissional de ou representando uma empresa de mídia estabelecida e que esteja reportando de um país de baixa e média renda.
Não deve ter participado de uma COP antes, seja ela autofinanciada ou como parte de uma bolsa de estudos.
Os candidatos ao fellowship presencial devem ter disponibilidade e disposição para viajar até Belém para participar pessoalmente da COP30.
Tenha um bom domínio da língua inglesa.
Tenha experiência anterior em reportagens sobre questões de mudanças climáticas e indique claramente os tipos de histórias que você pode abordar durante a conferência.
Comprometa-se a participar de todas as atividades da irmandade.
Compartilhe um currículo atualizado.
Compartilhe um vídeo, com no máximo 2 minutos de duração, explicando o que você irá relatar na COP30.
Logística
Os bolsistas presenciais do CCMP viajarão para Belém para participar das negociações climáticas da ONU em Novembro de 2025, com datas específicas de chegada e partida a serem definidas. O apoio da bolsa inclui:
Apoio operacional e logístico: o CCMP cobrirá as despesas não reembolsáveis com passagens aéreas em classe econômica, acomodação, refeições, seguro médico de viagem e transporte terrestre relacionados à participação no programa. Os organizadores também facilitarão o processo de credenciamento de imprensa e fornecerão apoio logístico relacionado à viagem. Observe que o processo de obtenção de quaisquer vistos necessários é de responsabilidade individual do bolsista, embora o CCMP reembolse os custos do visto.
Acomodação: dadas as incertezas em torno da acomodação, os candidatos devem se sentir confortáveis com a possibilidade de moradia compartilhada.
Apoio financeiro: os bolsistas selecionados receberão um pequeno auxílio para compensar o custo de refeições e outras despesas incidentais relacionadas à bolsa.
Recursos de reportagem e suporte editorial: os bolsistas serão orientados por instrutores da EJN, jornalistas experientes com experiência na cobertura de cúpulas climáticas da ONU. Antes do início da COP30, os bolsistas receberão recursos informativos e suporte técnico para ajudar na preparação para as reportagens na conferência, incluindo um workshop virtual pré-COP para conhecer os instrutores, discutir oportunidades de reportagem e tirar dúvidas. Uma vez em Belém, os bolsistas participarão de uma sessão de orientação presencial com jornalistas climáticos experientes e especialistas sobre as principais questões desta COP e atividades especialmente projetadas no local, incluindo briefings diários e discussões individuais com mentores. Eles terão acesso a um quadro Trello para facilitar o acesso aos recursos em qualquer lugar e participarão de um bate-papo em grupo para compartilhar informações, discutir e tirar dúvidas em uma plataforma segura. Os bolsistas também serão incentivados a buscar feedback dos instrutores da EJN sobre ideias e rascunhos de pautas ao longo da bolsa.
Oportunidades para entrevistas: os organizadores da bolsa organizarão entrevistas em grupo com autoridades de alto escalão e especialistas no assunto.
Oportunidades de networking: os bolsistas serão incentivados a participar de encontros de networking com outros jornalistas e de atividades de formação de grupos, incluindo refeições em grupo e/ou excursões locais. Os bolsistas selecionados também poderão ser convidados a participar como palestrantes ou moderadores em eventos paralelos oficiais e/ou não oficiais que ocorrerão durante a cúpula.
Os bolsistas virtuais do CCMP cobrirão a COP remotamente de seus países de origem e participarão das atividades do programa principalmente pelo Zoom.
Benefícios
Apoio financeiro: os bolsistas virtuais receberão um auxílio para comunicações para garantir que consigam manter uma conexão de internet estável durante toda a bolsa.
Recursos de reportagem e suporte editorial: os bolsistas serão orientados por um instrutor da EJN, jornalista sênior com experiência na cobertura de cúpulas climáticas da ONU. Antes do início da COP30, os bolsistas receberão recursos informativos e suporte técnico para ajudar na preparação das reportagens sobre a conferência, incluindo um workshop virtual pré-COP para conhecer o instrutor, discutir oportunidades de reportagem e tirar dúvidas. O CCMP fornecerá acesso a transmissões ao vivo, gravações e outros recursos para permitir que os bolsistas assistam aos procedimentos da COP e reportem virtualmente de forma eficaz. Os bolsistas participarão de outras atividades virtuais especialmente projetadas, incluindo briefings regulares e discussões individuais com mentores. Eles terão acesso a um quadro Trello para facilitar o acesso aos recursos em qualquer lugar e participarão de um bate-papo em grupo para compartilhar informações, discutir e tirar dúvidas em uma plataforma segura. Os bolsistas também serão incentivados a buscar feedback dos instrutores da EJN sobre ideias e rascunhos de pautas ao longo da bolsa.
Oportunidades para entrevistas: os organizadores da bolsa organizarão entrevistas em grupo com autoridades de alto escalão e especialistas no assunto pelo Zoom, sempre que possível.
Prazo para inscrição: 15 de Julho de 2025
Países da CPLP elegíveis para esta oportunidade:
Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Para mais oportunidades como esta, junte-se a nós através da tua rede social favorita através do seguinte link:
● Grupo do Telegram: https://t.me/oportunidades_cplp
● Canal do whatsapp: https://whatsapp.com/channel/0029VanzlrsJJhzUepNYia2G
● Grupo do facebook: https://shorturl.at/befuR
● Página do facebook: https://shorturl.at/bdgHW
● Instagram: https://shorturl.at/imLS9
● Twitter/X: https://shorturl.at/ev468
● LinkedIN: https://rb.gy/casddp
● Visite nosso website: https://www.oportunidadescplp.info/
● Inscreva-se e receba as nossas oportunidades todos os dias por email: https://bit.ly/4188LL6
Comments