As inscrições estão abertas para o Programa de Bolsas de Estudo para Povos Indígenas do ACNUDH 2025. O Programa de Bolsas de Estudo para Povos Indígenas foi lançado em 1997 pelo escritório do Alto Comissariado para os Direitos Humanos (ACNUDH) no contexto da primeira década internacional dos povos indígenas do mundo.
O objetivo do programa é dar aos povos indígenas a oportunidade de obter conhecimento sobre o sistema da ONU e mecanismos que lidam com questões de direitos humanos em geral e questões indígenas em particular. Os participantes treinados estão mais bem equipados para auxiliar suas organizações e comunidades na proteção e promoção de seus direitos. Este programa de treinamento está disponível em 5 idiomas: inglês, espanhol, francês, russo e português.
Fellows de todos os 5 componentes de idioma do programa são treinados juntos com interpretação simultânea ao longo de 4 semanas em Genebra. A data do programa de treinamento geralmente coincide com a sessão anual do expert mechanism on the rights of indigenous peoples (Junho/Julho de cada ano), permitindo que os fellows participem mais ativamente desse Mecanismo.
Benfícios
Os candidatos selecionados têm direito a passagem aérea de volta, despesas de moradia e seguro de saúde básico durante o treinamento.
Elegibilidade
O candidato deve ser indígena (pessoas não indígenas não serão consideradas, mesmo que tenham vínculos estreitos com comunidades e/ou organizações indígenas).
A idade não deve ser uma limitação para a participação no programa.
A educação formal não deve ser uma limitação à participação no IFP, dadas as barreiras socioeconômicas enfrentadas por muitos povos indígenas que limitam o acesso às instituições educacionais formais.
Os candidatos devem concordar em treinar outros povos indígenas após o retorno às suas respectivas comunidades/organizações.
O candidato deve ser proposto, e sua candidatura apoiada por sua organização indígena e/ou comunidade. É desejável que a organização patrocinadora tenha um eleitorado ou associação firme e que seja representativa.
O candidato deve ter um bom conhecimento prático do idioma em que o programa é ministrado.
Submissão de candidaturas
Envie seu formulário de inscrição bem antes do prazo final. As inscrições para bolsas só serão consideradas se estiverem totalmente preenchidas. Ambas as partes I e II do formulário de inscrição devem ser assinadas e enviadas por correio normal para o seguinte endereço:
Sr. Morse Caoagas Flores
Coordenador, Programa de Bolsas Indígenas
Seção de Povos Indígenas e Minorias
Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos
48, Avenue Giuseppe-Motta, Escritório 2-05
CH-1211 Genebra 10
Suíça
As inscrições digitalizadas também serão aceitas e podem ser enviadas para o seguinte e-mail: ohchr-fellowship@un.org e cópia: morse.flores@un.org
Os formulários de inscrição precisam ser acompanhados de uma carta de recomendação oficial da organização ou comunidade indígena indicante.
Prazo para inscrição: 31 de Agosto de 2024
Países da CPLP elegíveis para esta oportunidade: Brasil
Para mais oportunidades como esta, junte-se a nós através da tua rede social favorita através do seguinte link:
● Grupo do Telegram: https://t.me/oportunidades_cplp
● Grupo do whatsapp: https://shorturl.at/QDkwe
● Grupo do facebook: https://shorturl.at/befuR
● Página do facebook: https://shorturl.at/bdgHW
● Instagram: https://shorturl.at/imLS9
● Twitter/X: https://shorturl.at/ev468
● LinkedIN: https://rb.gy/casddp
● Visite nosso website: https://www.oportunidadescplp.info/
● Inscreva-se e receba as nossas oportunidades todos os dias por email: https://bit.ly/4188LL6
Comentários