O Mecanismo para a Energia Digital lançou o Desafio da Energia Digital em 2021 para um mandato de quatro anos, com um convite anual à apresentação de projetos. O objetivo do Desafio é apoiar o desenvolvimento de soluções inovadoras suscetíveis de promover um melhor acesso à energia, facilitar a integração de energias renováveis e melhorar o desempenho dos operadores energéticos.
Requisitos
A Chamada de Projetos de 2024 visa projetos baseados em África e pertencentes a:
Start-ups em fase de pré-lançamento ou com atividades em fase inicial. As ONG podem candidatar-se na categoria Start-up (ver mais detalhes sobre os critérios de elegibilidade para Start-ups).
Serviços públicos (serviços públicos de energia e Operadores de Sistemas Independentes públicos, empresas privadas sob concessão de serviço público, agrupamentos de energia, organizações regionais, reguladores de energia, autoridades de electrificação rural) em parceria com fornecedores de tecnologia/serviços (ver mais detalhes sobre os critérios de elegibilidade para Serviços Públicos).
Os países elegíveis
Argélia, Angola, Benin, Botsuana, Burundi, Cabo Verde, Camarões, República Centro-Africana, Chade, Comores, República Democrática do Congo, República do Congo, Costa do Marfim, Djibuti, Egipto, Guiné Equatorial, Eritreia, Suazilândia, Etiópia, Gabão, Gâmbia , Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Quénia, Lesoto, Libéria, Líbia, Madagáscar, Malawi, Mauritânia, Maurícias, Marrocos, Moçambique, Namíbia, Nigéria, Ruanda, São Tomé e Príncipe, Senegal, Seicheles, Serra Leoa, Somália, Sul África, Sudão do Sul, Sudão, Tanzânia, Togo, Tunísia, Uganda, Zâmbia, Zimbabué.
Benefícios
Todos os anos, o desafio premiará 2 a 3 projetos de parceria com prestadores de serviços públicos e de tecnologia/serviços e 5 a 8 projetos de start-up. Um orçamento anual de 1,8 milhões de euros permitirá financiamento baseado em subvenções, assistência técnica e orientação estratégica.
Os vencedores do desafio podem se beneficiar de:
Uma contribuição financeira sob a forma de subvenção para aquisição de equipamento e software, formação, custos de recrutamento para start-ups e custos de aquisição de produtos/serviços associados a fornecedores de tecnologia/serviços para empresas de serviços públicos
Assistência técnica para todas as concessionárias e certas start-ups, caso a caso, como suporte de gerenciamento de projetos, conhecimento estratégico e técnico e assistência contábil/relatória
Um bootcamp conduzido por especialistas intersetoriais para apoiar a implementação de projetos, promover sinergias entre os vencedores dos projetos e compartilhar melhores práticas
Maior visibilidade do projeto através de amplas campanhas de comunicação nas redes sociais conduzidas pela AFD durante a fase de seleção, cerimônia de premiação, bootcamp e durante um período de tempo após esses eventos.
Prazo para inscrição: 15 de Maio de 2024.
Países da CPLP elegíveis para esta oportunidade:
Angola, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique e São Tomé e Príncipe.
Para mais oportunidades como esta, faça parte do nosso grupo do whatsapp através do seguinte link: https://chat.whatsapp.com/JOZgQAIj2IOBHoIMkIiXnm
Recebas as oportunidades por email: https://bit.ly/4188LL6
Visite o site oficial em: www.oportunidadescplp.info/
Ou Siga-nos também pelo:
Comments