top of page

CAPACITAÇÃO DE JOVENS EM BIODIVERSIDADE NO BRASIL (TOTALMENTE FINANCIADO)

Atualizado: 10 de mar.

O objetivo central do SPSAS Co-designing Biodiversity Assessments é capacitar jovens cientistas e técnicos ambientais para projetar, obter e analisar dados de biodiversidade adequados para apoiar programas e políticas de ação ambiental eficazes.


Biodiversidade ou diversidade biológica é a variedade e variabilidade da vida na Terra. A biodiversidade é uma medida de variação no nível genético (variabilidade genética), espécie (diversidade de espécies) e ecossistema (diversidade de ecossistema). A biodiversidade não está distribuída uniformemente na Terra; geralmente é maior nos trópicos como resultado do clima quente e da alta produtividade primária na região próxima ao equador. Os ecossistemas florestais tropicais cobrem menos de 10% da superfície terrestre e contêm cerca de 90% das espécies mundiais. A biodiversidade marinha é geralmente mais elevada ao longo das costas do Pacífico Ocidental, onde a temperatura da superfície do mar é mais elevada, e na faixa latitudinal média em todos os oceanos. Existem gradientes latitudinais na diversidade de espécies. A biodiversidade geralmente tende a agrupar-se em hotspots e tem aumentado ao longo do tempo, mas provavelmente diminuirá no futuro como resultado principal do desmatamento. Abrange os processos evolutivos, ecológicos e culturais que sustentam a vida.


Serão selecionados 60 participantes, sendo 30 do Brasil e 30 de outros países. Podem se inscrever estudantes de doutorado e pesquisadores recém-doutorados e profissionais de órgãos ambientais governamentais e/ou organizações não-governamentais.

Benefícios

  • Não há custos de mensalidade e está disponível apoio financeiro para cobrir viagens e despesas dos participantes sem financiamento próprio.

Elegibilidades

  • Jovens pesquisadores (especialmente doutorandos e pós-doutorandos) e técnicos (analistas, pesquisadores) de órgãos governamentais e ONGs da área ambiental, tanto do Brasil quanto de outros países.

  • Cidadãos brasileiros ou residentes de longa duração (isso inclui doutorandos estrangeiros afiliados a uma instituição brasileira e profissionais com contratos de longo prazo ou cargos permanentes no Brasil).

  • Outras nacionalidades (incluindo brasileiros residentes de longa duração no exterior, como doutorandos ou profissionais com contratos de longo prazo ou cargos permanentes em outros países).

Prazo para inscrição:  11 de Março de 2024

Países da CPLP elegíveis para esta oportunidade:

Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

Para mais oportunidades como esta, faça parte do nosso grupo do whatsaap através do seguinte link: https://chat.whatsapp.com/JOZgQAIj2IOBHoIMkIiXnm

Recebas as oportunidades por email: https://bit.ly/4188LL6 

Visite o site oficial em: www.oportunidadescplp.info/ 

Ou Siga-nos também pelo:



802 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page