Aplica-te para fazeres parte da próxima geração de lideres africanos
Estão abertas as candidaturas para o programa criado pelos Estados Unidos da América, o Mandela Washigton Fellowship, uma bolsa que trará 700 jovens lideres para os Estados Unidos da América no verão de 2023, para um programa abrangente de estilo executivo, projetado para desenvolver habilidades e capacitar os bolsistas para a liderança em seus respectivos setores e comunidades.
COMO É FEITA O PROCESSO DE CANDIDATURA E SELECÇÃO ?
O processo de seleção do Mandela Washington FellowShip é uma competição aberta baseada no mérito. Após o prazo, todas as candidaturas elegíveis serão analisadas por leitores independentes. Após essa revisão os semifinalistas escolhidos serão entrevistados pelas Embaixadas ou Consulados dos EUA em seus países de origem. Caso avance para a fase semifinalista, os candidatos devem fornecer uma cópia do seu passaporte internacional ou outra identificação com foto emitida pelo governo, no momento da entrevista. Os finalistas selecionados devem participar da orientação pré-partida obrigatória em seu país de origem em África.
QUEM É ELEGÍVEL PARA SE CANDIDATAR ?
Os candidatos não serão discriminados com base em raça, na cor, no sexo, na religião, no status socio-econômico, na deficiência, na orientação sexual ou identidade de gênero. A bolsa Mandela Washigton Fellowship está aberta para jovens lideres africanos que atendem aos seguintes critérios:
Possuir idades compreendidas entre 25 aos 35 anos na data ou antes do prazo de candidatura, embora sejam considerados candidatos execepcionais com idades compreendidas entre os 21 aos 24 anos de idade.
Não elegíveis cidadãos dos EUA ou residentes permanentes dos EUA.
Poder receber um visto J-1 dos EUA.
Não são elegíveis os funcionários, familiares directos do governo dos EUA ( incluindo funcionários das embaixadas e consolados, USAID ou outra entidade governamental dos EUA).
São elegíveis indivíduos proficientes em leitura, escrita e conversação em inglês
São elegíveis cidadãos residentes de um dos seguintes países: Angola, Benin, Botswana, Burkina Faso, Burundi, Camarões, Cabo Verde, República Centro-Africana, Chade, Comores, República Democrática do Congo (RDC), Costa do Marfim, Djibuti, Guiné Equatorial, Eritrea, Eswatini, Etiópia, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Quénia, Lesoto, Libéria, Madagascar, Malawi, Mali, Mauritânia, Moçambique, Namíbia, Niger, Nigéria, Ruanda, São Tomé Principe, Senegal, Seychelles, Serra Leoa, Somália, África do Sul, Sudão do Sul, Sudão, Tanzania, Togo, Uganda, Zâmbia, Zimbábue.
Não são elegíveis antigos alunos do programa Mandela Washigton Fellowship.
QUAIS SÃO OS CRITÉRIOS PARA A SELEÇÃO?
Um histórico e comprovativo de liderança e realização em negócios, engajamento cívico ou serviço publico.
Um compromisso demostrado com serviço público, ou comunitário, voluntariado ou monitoria.
Capacidade em trabalhar de forma cooperativa em diversos grupos e respeitar as opiniões dos outros.
Fortes habilidades sociais e de comunicação.
Uma atitude enérgica e positiva
Um conhecimento comprovado, interesse e experiência profissional, um compromisso de retornar no seu país do continente africano e aplicar habilidades de liderança e treinamento para beneficiar o país e/ou a comunidade do candidato após o retorno para a casa.
Prazo para submeter a candidatura: 13 de Setembro de 2023.
Comentários