top of page

Bolsas de Estudo em Tecnologia e Inovação (totalmente financiado para Addis Abeba, Etiópia)

O Programa Digital e de Inovação da União Africana (UA) é um programa robusto de bolsas que identifica e distribui inovadores tecnológicos altamente competentes dentro do continente africano para órgãos dentro da Sede da União Africana, para compreender o sistema dentro desses órgãos; identificar desafios dentro do sistema e propor soluções para esses desafios.

Prazo para inscrição: 4 de outubro de 2021

 

Espera-se que os bolsistas co-criem e construam produtos e processos inovadores feitos sob medida que melhorem a execução do mandato da União Africana, especialmente no contexto de boa governança e envolvimento dos cidadãos. Além disso, o programa procurará facilitar as condições para a construção da capacidade interna dos órgãos anfitriões da União Africana a longo prazo.


O programa de bolsas é implementado através do programa GIZ DataCipation da Comissão BMZ, que apoia a União Africana e os seus órgãos para melhorar o seu mandato sobre o envolvimento dos cidadãos.


Adotando uma série de intervenções e mecanismos, a DataCipation fornece aconselhamento e apoio de implementação à União Africana para envolver os cidadãos africanos na implementação do seu mandato. Neste contexto, o projeto está a apoiar a União Africana na implementação de um Programa de Bolsas de Estudo Digital e Inovação.


Requisitos de elegibilidade:

  • Ser nacional de um estado membro da União Africana;

  • Ter menos de 34 anos antes do momento da aplicação;

  • Ter um diploma de ensino superior ou equivalente;

  • Ter a capacidade de reunir informações abrangentes sobre problemas ou situações complexas, e a capacidade de avaliar e analisar as informações com precisão, a fim de identificar os principais problemas e oferecer soluções;

  • Ter experiência e know-how técnico na concepção de produtos / soluções tecnológicas inovadoras;

  • Estar disponível para viajar no final de outubro de 2021 para participar de um workshop de introdução durante o Encontro Anual da AfriLabs em Abuja, Nigéria;

  • Estar disponível e disposto a dedicar 12 meses de novembro de 2021 a setembro de 2022. Os bolsistas deverão fazer uma pausa nas obrigações atuais e se mudar para Addis Abeba, na Etiópia, em novembro de 2021.

  • Os candidatos que falam mais de um idioma oficial da UA (árabe, inglês, francês, português, espanhol e suaíli) são fortemente aconselhados a se inscrever.

Benefícios

  • Participar de vários treinamentos de capacitação que serão facilitados por especialistas de alto nível do ecossistema de inovação africano.

  • Receber orientação de especialistas experientes da indústria vindos da comunidade AfriLabs.

  • Faça networking e se beneficie de várias oportunidades de aprendizagem ponto a ponto.

  • Ajuda de custos mensais durante todo o período da bolsa.

  • Embarque em várias viagens com todas as despesas pagas para eventos do ecossistema, viagem de integração / desligamento, estudo / aprendizagem, etc.

  • Participe de uma grande cerimônia de formatura onde os certificados serão entregues aos bolsistas.

  • Seja reconhecido como um bolsista / ex-aluno do Programa de Bolsas de Estudo Digital e Inovação da União Africana.

Treinamento e capacitação


  • Workshop de introdução: Durante a duração da bolsa de estudos, os bolsistas serão apoiados por meio de vários treinamentos de capacitação, começando por um workshop de iniciação que será realizado no final de outubro de 2021 no 2021 Encontro Anual do AfriLabs em Abuja, Nigéria.

  • Oficina Virtual de Pré-implantação: Antes de os bolsistas serem destacados para os departamentos / órgãos da UA em Adis Abeba, os bolsistas participarão de uma oficina virtual de pré-implantação que será ministrada por experientes especialistas em bolsas de tecnologia.

  • Treinamento de Capacitação com Base nas Necessidades: Os bolsistas receberão um treinamento de capacitação com base nas necessidades, que será desenvolvido para lidar com as áreas de necessidades dos bolsistas que serão identificadas por meio de uma avaliação das necessidades dos bolsistas. O treinamento será ministrado por treinadores experientes oriundos da rede AfriLabs.

Mentoria

Os bolsistas serão orientados por especialistas de alto perfil (consultores de tecnologia) com experiência em orientar inovadores e orientá-los no desenvolvimento de soluções inovadoras. Os mentores servirão como bolsistas não residentes para aconselhar e apoiar os bolsistas durante o treinamento.


Tour de Aprendizagem


Os bolsistas farão um tour de aprendizado em uma organização de tecnologia de ponta com experiência e conhecimento técnico no apoio a inovadores de tecnologia brilhantes para desenvolver tecnologias e inovações que resolvam desafios específicos nos processos de administração governamental e organizacional.


Aprendizagem ponto a ponto


Os bolsistas participarão de sessões de aprendizagem entre pares com seus colegas excepcionais cuidadosamente selecionados. Uma sessão chave de aprendizagem entre pares será organizada após a viagem de aprendizagem para que os bolsistas se envolvam uns com os outros e compartilhem o aprendizado e as ideias obtidas na viagem de aprendizagem.


Eventos


Os bolsistas participarão em vários eventos de alto nível, organizados pela CUA e parceiros. Alguns dos eventos incluirão o Encontro Anual AfriLabs 2021, a Cerimônia de Abertura do projeto, eventos e exposições de alto nível organizados por / em parceria com os parceiros do projeto, a Cerimônia de Graduação de bolsistas. A maioria desses eventos proporcionará aos bolsistas oportunidades de interagir com indivíduos de alto perfil e partes interessadas de dentro e de fora do continente africano.


Desenvolvimento de carreira profissional


Os bolsistas selecionados serão destacados para departamentos / órgãos dentro da CUA por um período de 12 meses durante o qual eles interagirão e se envolverão com funcionários profissionais da CUA. Tanto os bolsistas quanto os funcionários da CUA se beneficiarão da troca de conhecimentos profissionais e da transferência de habilidades durante a bolsa.


Todas as despesas de viagens pagas


Durante o programa, todas as despesas de viagem dos bolsistas para implantação em Addis Abeba, eventos, turnê de aprendizagem, offboarding, etc. serão totalmente cobertas pela bolsa.


Aplicação e Seleção

A inscrição para a Bolsa de Inovação Digital da União Africana está aberta a todos os candidatos elegíveis e o processo de seleção é totalmente baseado no mérito.


Etapa 1: Ao fechar a janela de inscrição, todas as inscrições qualificadas serão avaliadas por revisores independentes e 30 melhores pontuadores serão escolhidos para a próxima fase do processo de seleção como finalistas.


Fase 2: Os finalistas passarão por rondas de entrevistas pelos departamentos / órgãos da UA e os 10 melhores serão confirmados como bolseiros. Os bolsistas selecionados serão mandatados para participar do Workshop de Indução de Companheiros no Encontro Anual AfriLabs de 2021 em Abuja, Nigéria, em outubro, e um treinamento virtual pré-destacamento antes de viajar para Addis Abeba e ser destacado para os departamentos / órgãos da UA em novembro.


Países da CPLP elegíveis para esta oportunidade:

Angolal, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe


30 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page